quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Baterias e pilhas no lixo não.


As baterias dos telefones celulares tem vida útil pré-determinada. Após um determinado número de recargas, o desempenho começa a degradar. De repente, parece que elas não "seguram" mais a energia: mesmo cheias, mal aguentam meia-hora.
Sinal de que é hora de trocar a bateria por uma nova. Mas o que fazer com a antiga? Jogar no lixo? De forma alguma —esta é uma das piores coisas que você pode fazer.
Uma bateria é composta por um "coquetel" de substâncias químicas variadas, responsáveis pelo armazenamento da carga elétrica. Elas podem conter materiais como cádmio, metal pesado nocivo ao meio-ambiente e tóxico para humanos.
Essas baterias, quando em contato com o solo, poluem os lençóis freáticos, cuja água contaminada pode ser usada na irrigação de lavouras e, assim, ser ingerida por tabela por quem come os vegetais.
Quase nada - cerca de 1% - vai para a reciclagem, graças aos poucos consumidores que depositam as baterias usadas nos escassos postos de coleta apropriados ou até mesmo nas lojas que vendem esse certo tipo de aparelho. "Cerca de 180 milhões de baterias de celular são descartadas todos os anos no Brasil", diz Roberto Ziccardi, da ong Antena Verde.
Apesar de prejudiciais, se recuperados, estes materiais têm valor comercial, pois podem ser reaproveitados em outras áreas. O mesmo vale para outros como o ouro dos contatos ou o plástico das carcaças.

Não só as baterias como as pilhas é necessário essa reciclagem. Reciclar pilhas e baterias de telefone celular não é um processo de custo baixo. A reciclagem de 10 toneladas, por exemplo, custa cerca de R$ 1000. Pode ser caro. Mas descartar conscientemente esses materiais é importante para o ambiente.
Por outro lado, pilhas e baterias recicladas viram pigmentos que dão cor a fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas.


Bateria renovável

Ao olhar os fogos na noite de Ano-Novo, agradeça à reciclagem de pilhas

1. Sem plástico

Pilhas e baterias têm uma cobertura plástica, que é removida e lavada com água para eliminação de metais. Depois da lavagem, a parte plástica é encaminhada a recicladores especializados no material.

2. Sem perigo

O que sobra é a parte metálica, que é triturada em uma máquina até virar um pó cujo pH é neutralizado, tornando-se menos agressivo a humanos. Então, o pó segue para um filtro em que é prensado e seco.

3. Com cor

Um teste identifica o metal predominante na composição da pilha. Isso define a cor do produto final. Por exemplo, muito níquel significa verde-escuro, enquanto pouco níquel é verde-claro.

4. Com utilidade

O pó vai para um forno de temperatura a 1300 °C e vira o produto final: um óxido metálico inofensivo, pronto para ser vendido à indústria para a fabricação de fogos de artifício, pisos cerâmicos, tintas e vidros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário